top of page
Foto do escritorCleber Sinesio

SEJA LÍDER DA SUA VIDA E FAÇA ACONTECER

Vale lembrar que:


Liderar é servir, inspirar, animar, e motivar ideias, pessoas e projetos.


A um líder, você segue, procura, admira.

A chefia está na hierarquia, a liderança na atitude.

A um chefe você obedece.

O líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.

Liderar é uma função (não cargo), não é hierárquico, está ligada à experiência (intensidade da prática, não extensão do tempo).


Existem vários estilos de liderança. Dos estudos sobre a teoria dos estilos de liderança, refere-se a três estilos.


São eles: autocrática, democrática e liberal.


AUTOCRÁTICA


Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;


O líder é Dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.


DEMOCRÁTICA


As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;

A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.


O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios.


LIBERAL


Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.


Um líder eficiente é aquele que desenvolve as habilidades e as qualidades morais que o capacitam a inspirar e influenciar um grupo de pessoas.


Ser servidor significa identificar e atender as necessidades legítimas dos demais.

Em poucas palavras, a liderança é uma questão de amar as pessoas de verdade, identificando e satisfazendo suas necessidades legítimas. 


Amar é se doar para ajudar os demais a alcançarem o melhor de si. O teste definitivo da liderança é saber se, depois de algum tempo sob o comando de um líder, as pessoas saem da experiência melhores do que entraram. 


(O grande paradoxo: Para liderar você deve servir) 


Quando nos unimos ao nosso semelhante com o mesmo propósito compilamos muito mais sabedoria do que se formos fazer tudo sozinhos. 

Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. 

Mas em contrapartida, sempre que tiver vontade de falar, fale! Não se bloqueie! Compartilhe seu conhecimento, suas vontades. 


Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

Essa Habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. 


Influenciar os outros é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. 


Para se compreender melhor como se desenvolve esse tipo de influência, é fundamental compreender a diferença entre poder e autoridade.


Poder: É a faculdade de força ou coagir a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.


Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, o seu caráter e a influência que estabelece sobre as pessoas.


A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos. Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos – com Deus, conosco, com os outros. Isso é especialmente verdadeiro nos negócios, porque sem pessoas não há negócios. Famílias saudáveis, equipes saudáveis, igrejas saudáveis, negócios saudáveis e até vidas saudáveis falam de relacionamentos saudáveis. Os líderes verdadeiramente grandes têm essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis. 


Qual é o ingrediente mais importante num relacionamento bem-sucedido?


A resposta é simples: CONFIANÇA! Sem confiança é difícil, se não impossível, conservar um bom relacionamento. A confiança é a cola que gruda os relacionamentos. 


O Velho Paradigma – Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde começou. 

Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida.


A mudança nos desinstala, nos tira da nossa zona de conforto e nos força a fazer as coisas de modo diferente, o que é difícil. Quando nossas ideias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, e isso é sempre desconfortável. É por isso que, em vez de refletir sobre seus comportamentos e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em permanecer para sempre paralisados em seus pequenos trilhos. 


Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Para ser líder você deve servir.


O líder nunca deve aceitar a mediocridade ou o segundo lugar – AS PESSOAS TÊM NECESSIDADES DE RECEBER ESTÍMULOS PARA SE TORNAREM O MELHOR QUE PUDEREM SER. Talvez isto não seja o que querem, mas o líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades. 


Uma vontade é simplesmente um anseio que não considera as consequências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja. 

Uma necessidade, por outro lado, é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano. 


Quais são as necessidades das pessoas que lidero? 


Quais são as minhas necessidades? 


Abraham Maslow fala de sua hierarquia das necessidades humanas. 

  1. Autorrealização

  2. Autoestima

  3. Pertencimento e Amor

  4. Segurança e Proteção

  5. Comida, água e moradia

– Autorrealizar é se tornar o melhor que você pode ser ou é capaz de ser. Nem todos podem ser presidentes de empresa ou o melhor aluno da sala. Mas todos podem ser o melhor empregado, jogador ou estudante possível. O líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser. 


JESUS CRISTO “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.”


Liderança é servir, isto é, identificar e satisfazer as necessidades legítimas. Nesse processo de satisfazer necessidades será preciso frequentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos. 


O AMOR faz parte da liderança! Faz parte do líder!


Como que se constrói o Amor? 


O amor é sempre fundamentado na VONTADE. Uma fórmula simples para nós orientarmos é: INTENÇÕES – AÇÕES = NADA


Todas as boas intenções do mundo não dignificam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações. 


A verdadeira liderança é difícil e requer muito esforço. Seja em seu relacionamento conjugal, no seu trabalho, com amigos, consigo próprio. 


A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É PRECISO TER VONTADE PARA ESCOLHERMOS AMAR, ISTO É, SENTIR AS REAIS NECESSIDADES, E NÃO OS DESEJOS, DAQUELES QUE LIDERAMOS. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência. E, quando exercemos autoridade sobre as pessoas, ganhamos o direito de ser chamados de líderes. 


Modelo de Liderança

Liderança

  1. Autoridade

  2. Serviço e Sacrifício

  3. Amor

  4. Vontade

Não tenho que necessariamente gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O Amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização. 


Seja um bom ouvinte! Valorize cada palavra que seu filho compartilhar. Ouça atentamente sua esposa. Aprenda ao máximo com amigos. Entenda as orientações e conselhos do seu chefe. Valorize e se importe com o tempo e o momento de cada um. 


AMOR E LIDERANÇA


Em essência, que o amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta inconvenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, aguenta tudo. O amor nunca falha. 

O amor é: paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso. 


AUTORIDADE E LIDERANÇA


– Honesto, confiável

– Bom modelo

– Cuidadoso

– Comprometido

– Bom ouvinte

– Mantém as pessoas responsáveis

– Trata as pessoas com respeito

– Incentiva as pessoas

– Atitude positiva, entusiástica

– Gosta das pessoas


“Paciência é definida como: “mostrar autocontrole em face da adversidade.”


O líder deve ser exemplo de bom comportamento para os jogadores, as crianças, os empregados, ou quem quer que esteja liderando. Se o líder gritar ou perder o controle, podem estar certos de que o time também perderá o controle e tenderá a agir de forma irresponsável. É importante que o líder crie um ambiente seguro, em que as pessoas possam cometer erros sem terem medo de ser advertidas de forma grosseira, aos berros. Exemplo: Se bater num bebê que está aprendendo a andar cada vez que ele cair, o bebê ficará inibido e evitará caminhar para não se arriscar a levar outra surra. Uma sugestão para apoiar seu time é incentiva-los criando um ambiente mais confortável que passe mais confiança e vontade.


O LÍDER TEM O DEVER DE FAZER COM QUE AS PESSOAS SE RESPONSABILIZEM POR SUAS TAREFAS, APONTANDO SUAS DEFICIÊNCIAS. NO ENTANTO HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE FAZER ISSO, SEM FERIR A DIGNIDADE DOS OUTROS.


Prestar atenção às pessoas é uma necessidade humana legítima, que não devemos negligenciar como líderes. Lembre-se: o papel do líder é identificar e satisfazer necessidades legítimas. 


E uma das principais tarefas do líder está ligada ao Amor que é prestar atenção às pessoas. Isso ligado à bondade que é dar atenção, apreciação e incentivo aos outros. 


William James, provavelmente um dos maiores filósofos de sua época disse que no centro da personalidade humana está a necessidade de ser apreciado. Acredito que todos que disserem que não tem necessidade de serem apreciados estarão mentindo a respeito de outras coisas também. 


Podemos manifestar bondade, uma das qualidades do amor, independentemente dos nossos sentimentos por alguém. 


Amor não é como nos sentimos a respeito dos outros, mas como nos comportamos com os outros. 


Seja bom com os outros. A distância que você caminha na vida vai depender de sua ternura com os jovens, da sua compaixão com os idosos, sua compreensão com aqueles que lutam, da sua tolerância com os fracos e os fortes. Porque algum dia na vida você poderá ser um deles. 


Acho importantíssimo elogiar as pessoas. Valorize as coisas boas que elas fazem. 

Receber elogios é uma legítima necessidade humana, essencial nos relacionamentos saudáveis. 


O elogio deve ser sincero!


E é importante ser específico!


Outra definição do Amor é Humildade – ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Ou seja, queremos que nossos líderes tenham autenticidade, que é a habilidade de serem verdadeiros com as pessoas.


Um professor anônimo de espiritualidade uma vez escreveu:


“Ser humilde é ser real e autêntico com as pessoas e descartar as máscaras falsas. ”


Já o respeito: é tratar os outros como pessoas importantes. Porque elas são importantes! 


Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito. 


A abnegação significa satisfazer as necessidades dos outros, mesmo que isso implique sacrificar as suas próprias necessidades e vontades. Essa também seria uma bela definição de liderança. Satisfazer as necessidades dos outros mesmo antes das suas. 

Para melhor frisarmos, devemos satisfazer as necessidades, não as vontades do próximo. 

Passe a colocar essa palavra tão importante em sua vida que é o Perdão. Que está definida como:


“desistir de ressentimento quando for enganado.”


PERDOAR NÃO SIGNIFICA DESCONHECER AS COISAS RUINS QUE ACONTECEM, NEM DEIXAR DE LIDAR COM ELAS À MEDIDA QUE SURGEM.


Perdoar é lidar de um modo afirmativo com as situações que aparecem e depois desapegar-se de qualquer resquício de ressentimento. Como líder, se não for capaz de desapegar-se de qualquer resquício de ressentimento, você consumirá sua energia e se tornará ineficiente. 


Já Honestidade – ser livre de engano.


A honestidade é a qualidade que a maioria das pessoas colocou no topo de sua lista como o que mais esperam de seu líder. 


A maioria das pessoas quer, e elas certamente querem, saber como são avaliadas pelo líder. 

Já o compromisso é ater-se às suas escolhas. Ou seja, sustentar suas escolhas. 


Compromisso é provavelmente o comportamento mais importante de todos. 


O líder comprometido dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento de seus liderados. Ao pedirmos às pessoas que lideramos que se tornem o melhor que puderem, que se esforcem no sentido de se aperfeiçoarem sempre, devemos também demonstrar que nós, como líderes, estaremos igualmente empenhados em crescer e nos tornarmos o melhor que pudermos. Isso requer compromisso, paixão, investimento nos liderados e clareza por parte do líder a respeito do que ele pretende conseguir do grupo. 


Quando optamos por amar e nos doar aos outros, estamos aceitando ser pacientes, bons, humildes, respeitosos, abnegados, generosos, honestos e comprometidos. 


Talvez tenhamos que sacrificar nosso ego ou até sufocar nosso mau humor em determinados momentos. Talvez tenhamos que nos sacrificar para amar e nos doar a pessoas que nem mesmo apreciamos. 


Recapitulando: LIDERANÇA É CONSTRUÍDA SOBRE AUTORIDADE OU INFLUÊNCIA, QUE POR SUA VEZ SÃO CONSTRUÍDAS SOBRE SERVIÇO E SACRIFÍCIO, QUE SÃO CONSTRUÍDOS SOBRE O AMOR. Então, por definição, quando lideramos com autoridade seremos chamados a doar-se, amar, servir e até sacrificar-se pelos outros. MAIS UMA VEZ, AMAR NÃO É COMO VOCÊ SE SENTE EM RELAÇÃO AOS OUTROS, MAS COMO SE COMPORTA EM RELAÇÃO A ELES. 


Amar pode ser definido como o ato ou os atos de doação aos outros, identificando e atendendo suas legítimas necessidades. 


AMOR E LIDERANÇA

  1. PACIÊNCIA – MOSTRAR AUTOCONTROLE 

  2. BONDADE – DAR ATENÇÃO, APRECIAÇÃO E INCENTIVO 

  3. HUMILDADE – SER AUTÊNTICO, SEM PRETENSÃO, ORGULHO OU ARROGÂNCIA 

  4. RESPEITO – TRATAR OS OUTROS COMO PESSOAS IMPORTANTES 

  5. ABNEGAÇÃO – SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS OUTROS 

  6. HONESTIDADE – SER LIVRE DE ENGANO 

  7. COMPROMISSO – SUSTENTAR SUAS ESCOLHAS 

  8. RESULTADOS: SERVIÇO E SACRIFÍCIO – POR DE LADO SUAS VONTADES E NECESSIDADES; BUSCAR O BEM MAIOR PARA OS OUTROS. 

Em que você acredita?

Porque você está aqui?

Qual seu objetivo de vida? Qual será o seu legado?

Há significado para este jogo da vida?


O bom é que, quando estamos comprometidos com o amor a Deus e aos outros, e continuamos a investir nesse sentido, comportamentos positivos acabarão produzindo sentimentos positivos, algo que os sociólogos chamam de práxis. 


Lembre-se:


“A única pessoa que você pode mudar é você mesmo.”


Uma frase que gosto muito fala o seguinte:


“O que pensamos ou no que acreditamos não tem muita importância. A única coisa relevante é o que fazemos.”


Nosso pensamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos em alguém ou algo durante um certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção, ou, em outras palavras, nos tornamos “ligados” a eles. 


A práxis explica porque adotamos crianças, porque gostamos tanto de bichos de estimação, cigarros, jardinagem, bebidas, carros, futebol e todo resto de coisas que preenchem nossa vida. 


A práxis diz que, se me comprometo a amar uma pessoa e a me doar a quem sirvo, e sintonizo minhas ações e comportamentos com esse compromisso, com o tempo passarei a ter sentimentos positivos em relação a essa pessoa! 


Isso é práxis. Os sentimentos virão em consequência do comportamento. 


E o que significa determinismo? Determinismo significa que para cada efeito ou evento, físico ou mental, há uma causa. 


Se admitimos que o conceito de causa e efeito é verdadeiro, chegamos ao paradoxo da criação do mundo. Isto é, se levarmos o Universo de volta ao primeiro segundo do tempo, a fração de segundo que precedeu a grande explosão, qual seria a causa? O que criou o primeiro átomo de hélio, hidrogênio ou o que seja? O paradoxo é que, em algum lugar ao longo do caminho, algo deve ter vindo do nada. Os religiosos, acreditam que Deus é a primeira causa. 


Nossas opções e ações são determinadas por forças inconscientes das quais nunca nos damos conta completamente. 


Freud afirmou que, se conhecermos suficientemente a ascendência genética e o meio ambiente de uma pessoa, poderemos predizer seu comportamento e até mesmo as escolhas individuais que fará. Suas teorias dinamitaram o conceito de livre arbítrio. 


O determinismo genético permite culpar o avô pelos genes ruins de uma pessoa, explicando por que ele é alcoólatra; O determinismo psíquico permite-me culpar meus pais por minha infância infeliz que me levou a fazer más escolhas; O determinismo ambiental me permite culpar meu chefe pela desgraçada qualidade de minha vida profissional, o que explica por que eu me comporto mal no trabalho. Há várias desculpas que as pessoas usam dia a dia. 


Há um paradigma incrível com relação a um determinista:


“O homem é essencialmente autodeterminante, ele se transformou no que fez de si mesmo, ou, então, o modo de ser das pessoas depende das decisões, mas não das condições. ”


O que fará você ir para o próximo nível é conhecer afundo os quatro estágios necessários para adquirir novos hábitos/habilidades… 

  1. Estágio Um: Inconsciente e Sem Habilidade

  2. Estágio Dois: Consciente e Sem Habilidade

  3. Estágio Três: Consciente e Habilidoso

  4. Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso

Após se aprofundar nesses quatro estágios você estará apto a alçar grandes voos. 

Antes de começar meus estudos, eu achava que liderança era um estilo, mas agora sei que liderança é essência, isto é, caráter. 


Paulo Vieira tem uma frase incrível que adicionei ao meu mantra diário que é:


“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.”


Um líder que sabe exercer influência é um líder cujas habilidades estão se desenvolvendo. 

O líder que opta pela autoridade e influência precisa fazer muitas escolhas e sacrifícios. É necessária muita disciplina. 


A missão de construir autoridade servindo àqueles pelos quais o líder é responsável poderia dar-lhe uma visão real da direção que ele, ou ela, vai tomar. E quando se tem esta visão a vida passa a ter um propósito e um significado. 


Se não tivermos um objetivo definido, nos dispersaremos em ações sem sentido. 

  1. Se você tivesse que viver sua vida outra vez, o que faria de maneira diferente?

  2. Arriscaria mais?

  3. Refletiria mais?

  4. Realizaria mais?

Devemos refletir mais sobre nossas responsabilidades agora e não quando chegarmos a velhice! 


Que diferença nossa vida fez no mundo? Para nossa família? Esposa, filhos, pais? Amigos? 


Quando você nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. 


Viva sua vida de tal maneira que, quando você morrer, o mundo chore e você se regozije. 


Vince Lombardi disse:


“Nós não temos que gostar dos nossos jogadores e sócios, mas como líderes, somos instados a amá-los e tratá-los como gostaríamos de ser tratados. ”


QUERO QUE MEU LÍDER SEJA PACIENTE COMIGO, ME DÊ ATENÇÃO, ME VALORIZE, ME INCENTIVE, SEJA AUTÊNTICO COMIGO, ME TRATE COM RESPEITO, SATISFAÇA MINHAS NECESSIDADES QUANDO SURGIREM, ME PERDOE QUANDO EU ERRAR, SEJA HONESTO COMIGO, ME DÊ RETORNO, ME DÊ CONDIÇÕES PARA ATINGIR OS OBJETIVOS E, POR FIM, SEJA COMPROMETIDO. 


Disciplinar-se para doar-se aos outros é aprender a fazer o que não é natural.

Se você não acreditar que é autocentrado provavelmente é autocentrado.


Amar os outros, doar-nos e liderar com autoridade nos forçam a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. 


Uma citação memorável do Dr. Albert Schweitzer fala o seguinte:


“Eu não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei. Os únicos que serão realmente felizes são os que buscaram e descobriram o que é servir.”


Talvez serviço e sacrifício sejam o atributo que pagamos pelo privilégio de viver. 

Pegando esse gancho do Dr Albert vou descrever a diferença entre Felicidade e Alegria.


A felicidade é baseada em acontecimentos! 


Já a Alegria, é satisfação interior e a convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida. Servir aos outros nos livra das algemas do ego e da concentração em nós mesmos que destroem a alegria de viver. 


No Evangelho de João, Jesus diz a seus discípulos que Sua imensa alegria poderia ser a alegria deles se obedecessem a Seus mandamentos. Ele termina dizendo:


“Este é o Meu mandamento: que vocês amem uns aos outros, como eu os amei.”


Amar, servir e doar-nos pelos outros nos forçam a sair do egocentrismo. Amar aos outros nos faz sair de nós mesmos. Amar aos outros nos força a crescer.


Relembrando um dos primeiros conceitos acima: – Intenções menos ação igual a nada. Temos que agir de acordo com o que aprendemos, porque, se nada muda, nada muda. 


Albert Einstein já dizia:


“Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferentes! ”


Para finalizar um homem chamado Syrus disse certa vez:


DE NADA VALE APRENDER BEM SE VOCÊ DEIXAR DE FAZER BEM.


Você começa com uma escolha.

Tome sua decisão.

ESSE CONTEÚDO FEZ DIFERENÇA PRA VOCÊ?

SE SIM, FAÇA A DIFERENÇA E COMPARTILHE COM SEU AMIGO!





Comments


bottom of page