Os principais motivos que levam as pessoas a praticar o poker, são diversos.
Sou apaixonado por desenvolvimento pessoal, comportamental e alta performance.
O poker me propiciou isso!
Um trabalho de escritório ou em um comércio qualquer não me disponibilizaria tal estrutura de aprendizado e desenvolvimento.
Já a prática do poker ocorre devido ao gosto que os atletas têm pelo jogo e que os principais objetivos pretendidos com a prática estão associados aos benefícios psicológicos que este esporte proporciona.
A motivação é o processo que leva os indivíduos a uma ação ou à inércia em diversas situações.
A motivação contempla as razões pelas quais se escolhe fazer algo, executar algumas tarefas com maior empenho do que outras, ou persistir numa atividade por um longo período de tempo.
Teoricamente, a motivação se manifesta de duas formas: a intrínseca e a extrínseca.
“De acordo com Guimarães e Boruchovitch (2004), a motivação intrínseca faz com que as pessoas se envolvam espontaneamente em uma determinada atividade pelo fato dela ser atrativa e gerar prazer e satisfação.”
Falo por mim, o poker de fato me gera muito prazer e satisfação.
Lógico que nem sempre foi assim. Antigamente a frustração, a decepção, o tilt e desistir de praticar esse esporte era muito maior.
Mas eu tomei uma decisão de persistir com o esporte que eu amo e assim fui me motivando cada vez mais em aprender, desenvolver e colaborar com o crescimento do mesmo.
Por outro lado, a motivação extrínseca faz com que as pessoas se envolvam não pela atividade em si, mas pelo que ela pode proporcionar fora dela.
Nos esportes, os motivos extrínsecos se referem às recompensas materiais (dinheiro, troféus, medalhas) e sociais (elogios, amizades, status) que os atletas recebem.
Esses motivos para os que estão começando é um grande sabotador. Porque chega um certo momento ou uma certa conquista que faz com que o iniciante se sinta muito satisfeito ao ponto de não se desenvolver mais e achar que já domina as habilidades necessárias para de fato ser um vencedor de sucesso.
A possibilidade de garantir uma rentabilidade financeira fez com que muitas pessoas passassem a se dedicar profissionalmente ao poker.
Não sei se esse é o caso! Mas ter isso como meta é muito pequeno se queremos realmente transformar esse esporte em algo maior e importante em nossa vida.
Mas, por outro lado, o poker também é praticado como forma de lazer. Tanto ao vivo quanto online, muitas pessoas jogam nas horas vagas, sem expectativas de lucro, apenas por divertimento e, até mesmo, para ter convivência com outros atletas.
Como já mencionei anteriormente, eu busco no poker desenvolvimento pessoal, comportamental e alta performance. E o poker me propicia tudo isso.
O poker online é o lado externo da minha zona de conforto. Eu prático online porque gosto do poker como um todo e porque é um veículo importantíssimo de desenvolvimento técnico e claro é onde estão as verdinhas.
O poker habitualmente se apresenta como um elemento socializador, sendo a sua prática o motivo de muitas reuniões entre amigos.
O poker me trouxe amigos que eu nem sequer sonharia em fazer em outro tipo de ambiente.
Os atletas de poker praticam a grande parte do tempo por meio online.
Essa tendência expressa uma forte influência das tecnologias de informação na acessibilidade ao esporte.
Nessa era moderna, muitos iniciantes estão tendo sua primeira experiência com o poker de maneira não tradicional, isso porque, para vivenciar toda a dinâmica do jogo, não há mais a necessidade de sentar-se a uma mesa, apanhar as cartas, e manipular as fichas.
Além de facilidades e comodidade, o modo online proporciona mais oportunidades aos praticantes, uma vez que é possível se inscrever em torneios com buy-ins de míseros centavos ou até mesmo gratuitos.
Consequentemente, essas condições implicam numa maior aderência ao poker online.
O nosso amado poker está crescendo cada vez mais. Espero que um dia chegue a um nível de MMA, Futebol, Formula 1...
Com relação aos fatores motivacionais, os atletas começaram a jogar simplesmente porque gostam do jogo.
Comecei, por que um amigo me apresentou com poucos minutos de explicação e daí eu me interessei em aprender mais sobre. Na época era novidade esse jogo, tanto que era muito difícil encontrar um lugar para poder praticar (ao vivo). A primeira vez que eu jogue foi na Universidade de Brasília (UnB). Uns universitários estavam organizando um torneio e eu por acaso encontrei no antigo Orkut a divulgação deles. O primeiro torneio deu uma primeira impressão maravilhosa. Já tinha lido alguns livros sobre mas poder jogar ao vivo, ao lado de outros atletas, olhando em seus olhos e tomando uma decisão a cada roda era algum fora do normal.
Percebe-se então, que a adesão à prática do poker, neste caso, é efeito de uma motivação intrínseca.
Os outros fatores que levam a galera a aderir a prática são: influência de amigos e/ou familiares, o poker na mídia (televisão, livros, revistas, internet etc.)
Quanto aos motivos para praticar o poker, considerando o grau de importância para os atletas numa escala de 1 a 10, os objetivos “divertir-se” e “desenvolver habilidades mentais” são os que mais se destacam tanto para um profissional, quanto para um atleta recreativo.
Os atletas de poker são bastante motivados pela vontade de atingir um bem-estar próprio, através de sentimentos de alegria, entusiasmo, excitação, prazer e satisfação (essa é a motivação intrínseca).
Além disso, os atletas gostam de vivenciar as situações desafiadoras que a dinâmica do jogo propicia.
Sabe-se que o poker estimula algumas habilidades como raciocínio, concentração e controle emocional, configurando-se como um grande aliado da saúde mental.
Por isso que eu falo que o desenvolvimento técnico do poker está ligado diretamente a um conjunto de habilidades emocionais e preparo físico.
Tem um mantra que aplico na minha vida que é o seguinte:
Esse mantra é um grande orientador a melhora a minha performance. Se percebo que tiltei em um determinado momento é porque alguma coisa está acontecendo internamente ou fisicamente.
Cabe ainda observar que o objetivo “ganhar dinheiro” é o motivo de natureza extrínseca.
Tal resultado já era esperado devido ao fato do poker estar culturalmente associado ao sonho da fácil lucratividade.
Como bem sabemos, isso não é verdade!
Deixa se nós não enfrentarmos a variância com resiliência para ver se essa lucratividade fácil aparece pra gente.
De um modo geral, o principal fator que causa a adesão à prática do poker realmente é o gosto pelo esporte.
Quanto aos objetivos pretendidos com a prática, os principais são “divertir-se” e “desenvolver habilidades mentais”.
No fundo cada um tem seu motivo particular para incluir o poker em sua vida.
Se você joga poker o que foi que te motivou?
Se você não joga poker, mas tem interesse, logo falaremos mais sobre a parte técnica.
Espero que tenha curtido esse artigo.
Já que o poker ajudou a me desenvolver quero poder colaborar mais com os que estão começando agora.
Comments