VAMOS INICIAR COM DUAS PERGUNTAS IMPORTANTES QUE NO DECORRER DO TEXTO VOCÊ VAI CONSEGUIR ENCAIXAR EM SUA VIDA PESSOAL E EM SUA VIDA PROFISSIONAL.
O QUE QUERO MUDAR?
Por exemplo, dei pouca atenção ao meu desenvolvimento profissional com o poker online. Ano passado, decidi entrar em um time para poder alavancar meu conhecimento. Então meu foco está sendo em aumentar minhas habilidades técnicas, mentais e emocionais.
Quero também voltar a ter um tempo dedicado ao cuidado com minha saúde física - mais exercícios, mais meditação, mais lazer. Tudo isso é primordial para meu objetivo principal.
Ao fazer essas reflexões, começo a ter clareza das mudanças que quero implementar.
Quando a gente se pergunta "o que quero mudar?"
Parece bem mais interessante do que listar os fracassos do ano, as bad beats da semana ou aquela trave do mês.
ESSA FORMA DE PERGUNTAR JÁ PREDISPÕE AÇÕES, SOLUÇÕES, QUE A GENTE VAI TRABALHAR MAIS À FRENTE.
Então, vamos avaliar o que queremos que mude.
A SEGUNDA PERGUNTA É TÃO IMPORTANTE QUANTO A PRIMEIRA
O QUE EU CELEBRO?
CELEBRAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO REALIZAR! Além de estimular a realização de nossas tarefas, a celebração é um marco no nosso cérebro.
Um checkpoint que diz que algo foi feito e/ou conquistado.
Se a gente não celebra mesmo as pequenas conquistas, a gente pode cair na sensação de desânimo por não ver que, sim, estamos caminhando e atingindo resultados. Não celebrar faz parecer que nadamos muito e não saímos da praia.
ENTÃO CELEBRE! Celebre que brigou menos com a família, esteve mais presente na vida de alguém, conseguiu cravar aquele primeiro torneio tão sonhado com um garantido bom, conheceu melhor um membro do time, está mais presente com seu filho, teve a possibilidade de fazer um curso, agradeça às oportunidades, aos aprendizados.
Sugiro que você liste todos os motivos para celebrar! Por menores que sejam.
Uma lista da gratidão é muito importante.
“MAS VAMOS DEIXAR ESSE TEMA PARA UM PRÓXIMO MOMENTO.”
É certo de que o exercício te traga boas energias, felicidade de ver que cumpriu muito mais do que esperava. Aproveite essa sensação para celebrar na hora! Seja aquele coin flip, aquele cooler que você venceu, aquela flor que recebeu ou até mesmo aquele abraço inesperado. Vibre igual quando você está torcendo pro seu time ou seleção favorita.
Sugiro que você utilize recompensas para suas conquistas.
Seja tomando uma cerveja com os amigos, bebendo um vinho com a namorada, tomando um suco com o filho, comendo um chocolate se gostar, qualquer coisa que te faça feliz e aproveite a sensação de gratidão para brindar, celebre esse momento com sua família, sua esposa, seus filhos, e contigo próprio.
Responder as duas perguntas anteriores nos dá um norte muito importante pelo caminho que estamos buscando.
Só que essa outra pergunta vai nos ajudar a manter nosso A-GAME na vida e ajudar a identificar falhas nas nossas execuções diárias.
2. QUEM EU QUERO SER NO FUTURO?
Essa pergunta vai nos guiar em todos os momentos de dificuldades.
Liste ou escreva sobre quem você quer ser. (Parece um trabalho de autoajuda, mas na verdade é um trabalho de autoconhecimento).
COMO VOCÊ SE IMAGINA NO FUTURO?
Meu EU do futuro gosta de fazer o quê?
Ele é paciente? Ele é mais agressivo? Ele é mais educado? Cuidadoso? Ele se impõe mais? Ele é assertivo? Ele acorda, ele faz o quê?
Escreva com detalhes como você se vê no seu futuro.
Isso ajuda muito a gente a sair de um modo automático e de velhos padrões de comportamento.
UMA CONFISSÃO...
Antigamente eu reclamava muito por ter que acordar cedo. E um dia eu me perguntei se acordar tarde era realmente algo que eu queria fazer...
E por mágica a resposta veio no meu inconsciente.
Não! O meu EU do futuro é super enérgico de manhã... Ele acorda antes das 5hs da manhã, toma um cafezinho, vai fazer atividade física! Depois medita, toma aquele banho gelado, revê sua agenda, depois faz sua comida caso não esteja pronta, dá uma leve relaxada (revisando e elaborando conteúdos e vai trabalhar focado (no grind), completamente, direcionado.
Essa é a pessoa que eu sou/quero ser.
Eu amo imaginar minhas manhãs assim, independente da minha conta bancária, dos big hits que ainda não tive, da minha família, etc.
Eu quero ter uma manhã de sucesso para mim e é nisso que vou focar.
Tudo isso tem me ajudado muito e com certeza vai te ajudar também.
Pode contar comigo!
SE DISCIPLINE E SE COMPROMETA COM SEU SONHO MAIOR!
Esse é o maior segredo para nós que buscamos alta performance na vida e nos esportes.
Além disso, para mim foi incrível observar meu eu futuro porque, por exemplo, se estou sem paciência ou tiltado, eu me pergunto como meu eu do futuro reagiria naquela situação (como ter levado aquela badbeat, ter enfrentado um cooler)... e mais uma vez por mágica... Minha cabeça está aberta para um modo muito mais sensato de agir (que chamo de autoconsciência).
ISSO SERVE PARA TUDO: vida financeira, familiar, escolhas na vida, tomada de decisão no grind... e por aí vai...
Agora vamos analisar a nossa lista de coisas a mudar e celebrar e veja como o seu EU do futuro se posiciona em relação a isso.
Descreva sua rotina, como ele agiria nas situações que hoje te estressam.
O seu EU do futuro é seu modelo... e o melhor de tudo é que ele é você hoje!
Se o seu EU do futuro for um atleta tiltado, será o mesmo do presente. Se for um atleta vencedor e paciente o mesmo será.
DUAS PERGUNTAS UMA RESPOSTA - O QUE APRENDI QUE É POSSÍVEL COLOCAR EM PRÁTICA?
Mude o modo que você olha para as coisas, e as coisas que você olha mudarão. - Wayne Dyer
Quanto mais você glorifica e celebra sua vida, mais você tem na vida para celebrar. - Oprah Winfrey
Se gostou desse texto, aproveita e compartilha os próximos! "FOI ASSIM QUE APRENDI COMO SE DAR BEM NA VIDA"
Comments